“Oitavo Elemento que constituí o novo Homem que constituirá um Novo Mundo!”
8 – TEMPERANÇA
Melhorar a temperança do homem, o que é equilíbrio, moderação, reconhecer o saber de cada ponto. Preparar melhor para usar; é conhecer se é forte, não exigir demais. O forte sabe aonde chega, é modesto, é prudente, é paciente, movimenta-se e não se deixa levar por impulsos. Pesar e equilibrar os pratos da balança, porque muito de um, pouco de outro não dá mistura, dá resto. É posicionar-se. É reflexão dentro da posição. Quem sou? Vou me verificar dentro de minhas possibilidades que seria melhor dentro do que julguei possível e um dia descobrirá o reino de todas as possibilidades.
Não nos limitamos. A possibilidade sem limites cresce, e você cresce também. Não adianta crescer seu limite, se você não crescer junto. Não adianta você dizer que é, que os outros não te reconhecerão, terá primeiro que se reconhecer até ampliar ao ilimitado; aí vai temperar dentro desse reino. Existe sempre um início dentro do tempero e isso é fundamental. Como se faz uma salada? tomate, alface, cebola, sal, vinagre, óleo… tudo na medida certa… tempero. Temperança em cada atitude, em cada salada, cada movimento de sua vida, saibam temperar para ficar mais gostoso. Deve temperar fundamentalmente para ter tamanho em matéria e espírito. Saiba temperar sempre. Qual a dose de matéria, qual a dose de espírito? Se desaparecer o gosto do sal, o que você levará para dentro? Na Bíblia está escrito: “Eu sou o sal da terra, e se o sal se perder? Se a terra perder o gosto do sal?”.
Aliás, na Bíblia tem tudo. Devem lê-la. É fundamental temperar, para ter uma sociedade melhor, um mundo mais unido. Que o ponto seja comum, tempere sua vida, a parte de matéria que precisa, com a parte de espírito que você sabe que existe. Que, tal como a salada bem temperada, ficará muito melhor. Aí sentirá o néctar que os deuses sentem. Isto é Temperança.