Meios de Transporte

Guia do Viajante: Transporte

Avião, navio, barco, caiaque, bicicleta, a pé. Os meios de transporte utilizados para se viajar são variados e dependem da escolha de cada um. Há viajantes que cruzam o mundo sem usar aviões somente através de ônibus e navios. Outros andam de bicicleta a maior parte do tempo. Economicamente a bicicleta e a carona são as escolhas ideais. O avião traz o conforto e a rapidez. Trens tornam agradáveis viagens sobretudo em países extensos como a Índia ou o Marrocos ou entre países na Europa.
Viajar de carona é algo bem comum no hemisfério norte, principalmente na Europa. Já encontrei viajantes que passaram três ou seis meses sem gastar nada com transporte. A desvantagem clara é o risco já que nunca se sabe quem está no volante. Fora do continente europeu não é aconselhável usar de este tipo de transporte como meio principal, se bem que ás vezes pode ser útil. Se você é fã das caronas esteja atento nas estradas e ande sempre com mais uma pessoa. Se desconfiar de qualquer coisa, recuse a carona. Você tem o poder de decidir se entra ou não no carro.
De bike a questão é diferente. Você controla seu próprio ritmo, não depende de outros e ainda dá um upgrade na saúde. No entanto é preciso ter conhecimentos básicos de mecânica de bicicletas. Também é necessário estar em forma. Ciclistas em ritmo leve pedalam 60 a 70 quilômetros por dia. Agora hardcores chegam até 100 milhas diárias, o que dá 160 quilômetros. Haja fôlego. A melhor vantagem é o contato que a bicicleta te proporciona. As pessoas se tornam mais acolhedoras e ficam felizes ao ver um ciclista viajante. A pé a jornada fica mais dura. Mas não para um peregrino de Santiago de Compostela. Eu pessoalmente conheci alguns andarilhos que cruzavam continentes indo da Espanha até o Marrocos a pé. Bem eu recomendo uma ótima bota de caminhada e muita, muita disposição.
Para aqueles que gostam de conforto e rapidez entra em cena ônibus e avião. Obviamente o avião é mais rápido, porém em algumas situações o ônibus pode ser bem conveniente evitando problemas e todo o estresse dos aeroportos. No Brasil, país de dimensões continentais, passagens aéreas muitas vezes saem mais baratas, mas precisam ser compradas com antecedência. Ônibus são mais úteis para viajantes de última hora que não costumam planejar muito e tem um roteiro flexível.
Trens. Para quem conhece a Europa não precisa se falar muito deles. Na minha opinião dão de 10 a 0 nos ônibus por dois motivos. Não pegam trânsito e não dependem das condições rodoviárias, buracos, motoristas imprudentes etc. Fora o conforto que garante que você tenha uma noite tranquila sem solavancos e com bastante espaço e serviço de bordo. Na Índia, país hinduísta gigantesco, é possível viajar de trem para quase todos os lugares. Por diversas vezes sempre tive o grande prazer de comer e beber em um trem em movimento. No Brasil, bem, é melhor ficar quieto.
Por último barcos, caiaques e navios. Sim em alguns países barcos farão parte integrante do roteiro. Indonésia e Tailândia são exemplos. Com centenas ou milhares de ilhas disponíveis para se visitar não é possível chegar em todas de avião. Para quem tem medo de água e não sabe nadar, compre um colete salva-vidas pessoal. Dependendo do tempo e roteiro, pode valer a pena investir nesse item de segurança. Por outro lado há viajantes que cruzam continentes em navios, ora trabalhando a bordo ora viajando de carona. É sempre possível encontrar uma oportunidade nos portos e capitanias. Por fim ainda temos os que viajam principalmente de caiaque. Alguns locais são mais propícios como na costa oeste dos Estados Unidos e até mesmo na Amazônia. Mas é preciso coragem de enfrentar o poder das águas e seus mistérios.
Bem. Este é um resumo dos meios de transporte de um viajante. Há outros que são menos usados como aviões particulares, helicópteros, asa deltas e até mesmo naves espaciais (por exemplo o programa da Virgin Galactic que leva turistas ao espaço por módicos duzentos mil dólares). Aqueles que queiram discutir mais sobre os meios de transportes, dicas mais específicas, adequação do roteiro ao transporte, entre em contato

Lucas Ramalho

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s