O Autor

Primeiros Passos

O Autor sempre foi apaixonado por viagens desde que se conheceu por gente. Aos 15 (quinze) anos, pegou emprestada a bicicleta de seu avô Durão e percorreu em um dia os 125 km que separam São Miguel Paulista de Paraíbuna, cidade próxima à Serra do Mar. Sem levar qualquer dinheiro ou equipamento, deu suas primeiras pedaladas rumo ao desconhecido. Também por esta idade começou a escrever poesias. Inspirado por seu pai Junior que escreveu centenas delas (e ainda escreve) durante sua vida e por seu tio Cícero de Sá Ramalho já falecido. Este último escreveu os livros “Um Raio de Sol – Pequeno Pouschkin” e “A consagração de Tomás” alcançado tiragens de até vinte mil exemplares na década de 80.

Aos 19 anos, de férias do emprego na faculdade, fez sua primeira viagem de avião. O Destino foi Holanda. Foram dez dias na cidade de Amsterdã que modificaram profundamente a forma como ele encarava a vida. Desta viagem resultou o livro “Espiral Poética“ que incluiu 33 poesias selecionadas dentre centenas outras que o autor já tinha escrito na época. A partir de então ele foi mordido pela pulga do viajante.

Pedalou em grupos diversas vezes para o interior de São Paulo, aproveitou as férias e as folgas do trabalho para realizar curtas viagens para a América do Sul e para a Europa. Neste ritmo também conheceu a Amazônia, Foz do Iguaçu e Fernando de Noronha, passando, no total, por mais da metade dos estados brasileiros. Outro ponto alto para a vivência do autor foi a viagem de 21 dias em Janeiro de 2012 com destino à Patagônia Argentina e Chilena, fundamental para consolidar uma de suas atividades favoritas: montanhismo.      

A Volta ao Mundo

Todas essas viagens sempre tiveram um prazo curto e foi assim que o autor movido pelo sonho de conhecer a Índia decidiu trancar a graduação e largar o emprego em abril de 2012 para realizar uma viagem de longa duração. Com um tempo relativamente longo, começou pela Europa. Aproveitando o verão, o autor teve tempo suficiente para esmiuçar cada detalhe que o velho continente guardava. Sempre escrevendo poesias por onde passava, estava lançando pouco a pouco as bases para o livro que viria futuramente. Oriente Médio trouxe a vivência dos conflitos que tanto vemos nos noticiários, mas sob uma ótica inteiramente nova: a da possível, real e tão necessária convivência entre grupos diferentes. África mostrou realidades pouco conhecidas por aqui. De muita pobreza, mas também de superação. De tristeza e também de sorrisos. De grandes disparidades e de uma mensagem de que há muito ainda para ser feito pelo mundo. Mas foi realmente a Ásia que encantou o autor. A começar pela Índia que é sempre um caso a parte de tudo que se conhece. Três meses pelo país garantiram um primeiro contato com os costumes locais, tradições, festivais e locais sagrados da Índia. Mas este foi apenas o engatinhar pelo país. Nepal concretizou o sonho de estar na maior montanha do mundo: Everest. Uma expedição ao acampamento base garantiu um sentimento de realização indescritível que só a linguagem poética poderia traduzir. Tailândia serviu como um descanso depois de tantos quilômetros de caminhada. Camboja e Vietnã surpreenderam pelas peculiaridades intrínsecas de cada país. Indonésia deu o fechamento triunfal à viagem.  De volta à Sami (São Miguel Paulista) reencontrou sua família (pai e mãe, avós, irmãos) e amigos e decidiu compartilhar através do site, do livro e da poesia as suas vivências e aprendizados para todos aqueles dispostos a ouvir a mensagem que a vida tem para nós.

Este mundo que parece inacessível e intransponível para alguns está justamente aqui bem pertinho de nós esperando que um dia decidamos sair de casa, de nosso pequeno mundo para por o pé na estrada, para viver a poesia que ele nos guarda. Há muitos problemas no mundo, é verdade, mas cada um de nós podemos fazer parte da solução. Conhecê-lo é o primeiro passo neste sentido.

Lucas Ramalho

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s