Para Onde Viajar?

Guia do Viajante: Destinos

Para onde Viajar? Parece uma pergunta fácil de se responder, mas tendo em conta que o planeta possui mais de duzentos países, fica difícil escolher um para começar. Comece com o que está mais perto! Eu comecei a viajar aos quinze anos indo de bicicleta para o interior e litoral de São Paulo. Logo tomei gosto pela coisa. Fui a outros estados de ônibus e carro: Brasília, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em seguida lá pelos dezenove anos, decidi viajar pela primeira vez de avião, destino? Amsterdã. Uma atitude que mudaria minha vida. A partir daí sempre intercalei viagens dentro do país e para o exterior. América do sul era sempre minha primeira aposta. Buenos Aires, Montevidéu, Cuzco e assim por diante. Mas a decisão fundamental eu tomei em 2012: uma volta ao mundo.
Há uma grande diferença entre viajar pelo país e para o exterior. É fundamental ao viajante que conheça o seu próprio país, mas igualmente importante se encontrar com novas línguas, culinárias diferentes, outras culturas. Para isso é preciso cruzar as fronteiras. Algumas pessoas sentem um pavor terrível de fazer isso. Passam trinta, quarenta anos viajando pelo Brasil, mas não se atrevem a pisar na Argentina. A desculpa é sempre a mesma: o Brasil é lindo e precisa ser conhecido. Na verdade esse pensamento patriótico, às vezes, esconde um medo de enfrentar o desconhecido, tema que já foi discutido em outro tópico.
Para aqueles que temem enfrentar esse desafio de ir ao exterior, uma dica interessante é justamente começar com culturas próximas da nossa: Argentina, Chile e Uruguai. A barreira idiomática não é tão distante, há muitas tradições similares entre os países, a própria culinária é parecida. É muito diferente de se jogar no meio da Índia sem experiência em viagens. Obviamente quem for para lá desse jeito vai se sentir em outro mundo e pode ter muitos problemas.
Uma viagem longa começa com um único passo. O próprio ato de se deslocar dentro da sua cidade já é um teste que mostra uma vontade de conhecer, de participar. Tem muitas pessoas em São Paulo que jamais foram ao pico do Jaraguá, sequer conhecem a Pedra Grande ou mesmo o edifício Altino Arantes. Temos que começar com o que está mais perto. Mas não precisamos ficar a vida inteira aqui.
Para quem planeja uma viagem longa, eu recomendo foco. Foque em um ou dois continentes, em uma dúzia ou dezena de países de forma que seja possível absorver o que há de melhor em cada país. Escolha lugares que chamem mais a sua atenção. Há pessoas que viajam à Europa e fazem dez países em um mês, ou seja, não veem quase nada de nada. Ignoram um almoço com vagar em um restaurante, um encontro com um morador local, coisas que passam despercebidas para quem tem pressa.
É óbvio que quando viajamos pela primeira vez, tentamos abraçar o mundo todo. Pensamos que jamais voltaremos ou que a Europa será destruída.  Mas um outro detalhe interessante é que quanto mais se viaja, mais se viaja. Uma viagem leva à outra e de repente surge uma oportunidade de emprego e lá estamos nós naquele lugar a que jamais pensaríamos voltar. 
Por fim, existe uma questão muito interessante e que te fará um viajante autêntico: fuja do óbvio. Há lugares no mundo empacotados de turistas, todos querendo fazer a mesma coisa, tirar a mesma foto, ser enganado nos mesmos truques, subir na mesma Torre. Viajar é mais que apenas olhar monumentos e atrações turísticas. É um aprendizado. Busque lugares fora do roteiro, descubra. Por mais que aquele seu colega de trabalho chato insista que a Disney é o melhor lugar do mundo, você não precisa ir até lá. Aliás é isso que diferencia um viajante independente de um turista qualquer: originalidade e autenticidade. Para onde viajar? Você mesmo com a experiência que for adquirindo irá responder a esta pergunta. De qualquer maneira, caso você tenha interesse em discutir mais estas questões, aprender mais sobre lugares que não são muito conhecidos, entre em contato comigo para um aprofundamento.

De trem, ônibus, avião, bicicleta ou a pé?

Lucas Ramalho

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s